Recebemos uma pergunta pelo nosso Instagram e ela acabou gerando uma resposta tão extensa que achamos por bem publicá-la como artigo.
Copiamos e colamos, aqui, o email recebido e a resposta, em letra maiúscula e vermelho, abaixo de cada item da questão.
Esperamos que você, que estuda o Codex, aproveite!
Conforme contato pelo Instagram do era de cristal, segue minha dúvida sobre a Lei da Gratidão:
Estive lendo o Codex disponibilizado no site do Unaversidade e ao ler sobre as leis que regem a nova era, deu um “bug” no cérebro ao tentar compreender a lei da gratidão.
NÃO SEI QUAL É O SEU TEMPO DE CONTATO COM O CODEX, MAS ELE SE REVELA EM CAMADAS E NÍVEIS. SEMPRE SUGERIMOS QUE ACONTEÇAM VÁRIAS LEITURAS, CADA VEZ MAIS APROFUNDADAS; ÀS VEZES UMA COISA NÃO FAZ O MENOR SENTIDO NA HORA, MAS SE REVELARÁ PLENAMENTE EM OUTRA LEI, OU EM OUTRA OCASIÃO!
Isso porque, pelo descrito no Codex, a lei da gratidão nada mais seria do que fazer retornar ao universo a energia recebida. Que não teria toda essa misticidade da positividade por detrás da coisa, como vem sendo difundido.
NADA NO CODEX É TRATADO COMO BOM OU RUIM. O ESQUEMA DA DUALIADE DA TERCEIRA DIMENSÃO NÃO ESTÁ NELE. ASSIM, ENERGIA É ENERGIA, NEM BOA NEM RUIM. O BOM OU RUIM VEM TANTO DO NOSSO JULGAMENTO, QUANTO DE NOSSA PERCEPÇÃO. POR ISSO QUE NÃO HÁ A MENOR NECESSIDADE DE MISTICISMO.
A minha grande questão ficou no fato de como devolver essa energia para o universo. Como se daria essa devolução? E se o próprio fato de reconhecer as situações da vida e agradecer por elas e pelos aprendizados que elas nos fornecem, já não seria fazer retornar essa energia para o universo?
TODAS AS APLICAÇÕES PRÁTICAS DO CODEX ENVOLVEM CONSCIÊNCIA. ATÉ MESMO NA QUESTÃO DA DEVOLUÇÃO DE ENERGIA. SE NEM PERCEBE O QUE RECEBEU, COMO IRIA DEVOLVER? ISSO VALE PARA O QUE ACHA ADEQUADO A VOCÊ E PARA O QUE NÃO ACHA ADEQUADO A VOCÊ. VOCÊ PODE SER OFENDIDA EM CHINÊS, E A FALA DESSE CHINÊS PODE VIR ACOMPANHADA POR UM SORRISO. SE VOCÊ NÃO FALAR CHINÊS, NÃO RECEBERÁ A FALA COMO OFENSA. DEPENDENDO DA SITUAÇÃO, ATÉ AGRADECERÁ O SORRISO, CORRETO? ENTÃO, TUDO DEPENDE DA CONSCIÊNCIA, ESSE É O INÍCIO. POR OUTRO LADO, QUANTAS COISAS ACONTECEM PARA A SUA HARMONIA QUE VOCÊ NEM PERCEBE E ACHA “NORMAIS”??? ESSAS SITUAÇÕES DIFICILMENTE GERARÃO GRATIDÃO, PORQUE NÃO HÁ CONSCIÊNCIA DO BENEFÍCIO.
Ou, se para fazer a energia retornar, eu teria que fazer algo para alguém, fazer retornar de outra forma no mundo, diretamente para outras pessoas (tal como fazer trabalhos na caridade, por exemplo, a cada vez que recebesse algo bom do universo).
QUE CONFUSÃO, HEIN? RSRSRS POIS É, É ASSIM MESMO, CONFUSO PARA NÓS, MAS MUITO SIMPLES QUANTO AO CONCEITO. DEVOLVER A ENERGIA RECEBIDA. SE VOCÊ RECEBEU A ENERGIA TEM QUE DEVOLVÊ-LA. JÁ ENTENDEMOS QUE SABER QUE SE RECEBEU ALGO ENGLOBA CONSCIÊNCIA DISSO. A PARTIR DO MOMENTO QUE SE TEVE CONSCIÊNCIA DE TER RECEBIDO UMA ENERGIA ELA PRECISA SER DEVOLVIDA. O COMO É O MENOS IMPORTANTE. O COMO DEPENDE DA POSSIBILIDADE E NÃO TEM RESTRIÇÃO, MODELO, EXEMPLO, FÓRMULA. ATÉ PORQUE, O QUE FOI ENVIADO PODE SER PERCEBIDO COMO MUITO MAIOR OU MUITO MENOR…. QUEM RECEBE DEVE DEVOLVER PARA AQUELE SER QUE ENVIOU OU PARA QUALQUER OUTRO LOCAL. SIMPLES ASSIM. SAIA DO MOLDE, PENSE GRANDÃO, NÃO SE LIMITE!
Ter esses cadernos da gratidão, como difundido hoje, para reconhecer as coisas boas da vida e ser grato, para aí abrir espaço para “os milagres e desejos entrarem na nossa vida”, ajuda em algo ou não faz sentido algum? Ou isso faz parte do processo de reconhecimento da energia e do soltar a situação?
COMPLETO E TOTAL DESPERDÍCIO, NÉ? QUAL É A SERVENTIA PARA O UNIVERSO QUE SUA GRATIDÃO (E ENTÃO, UMA ENERGIA RECEBIDA) FIQUE PRESA EM PALAVRINHAS NUM CADERNO? A PARTIR DO MOMENTO QUE PERCEBER QUE RECEBEU, DEVOLVA. DEVOLVA RÁPIDO, DEVOLVA COMO PUDER, DEVOLVA LOGO. ENERGIA É A MOEDA DO COSMO. MAS NÃO NO ESQUEMA DE MERCADO, ONDE POUPAMOS. NÓS SIMPLESMENTE TROCAMOS. E ENERGIA É ENERGIA. SE RECEBEU UMA OFENSA, DEVOLVA A ENERGIA. NÃO EM OFENSA, CLARO! MAS EM BÊNÇÃO, EM AFETO, EM AMOR, EM AÇÃO, EM ELOGIO, A QUEM TE OFENDEU OU A QUALQUER OUTRO. SOMOS UM E O MESMO, NÃO HÁ PORQUE SE FIXAR APENAS EM QUEM DEU/ENTREGOU. QUALQUER UM É REPRESENTANTE DO TODO.
O fato de eu dizer obrigada ao final desse e-mail, por exemplo, pela resposta a minha dúvida é um exercício de gratidão ou de ” estarmos condicionados a tais atitudes para demonstrar apreço pela resposta”?
ACHO QUE NEM PRECISO MAIS RESPONDER. SE ME FIZ ENTENDER ATÉ AQUI JÁ DECOBRIU QUE SEU OBRIGADO É UMA PIADA CÓSMICA…. VOCÊ PRECISA DEVOLVER A ENERGIA QUE LHE ENTREGUEI COMO RESPOSTA ÀS SUAS DÚVIDAS A MIM OU A QUALQUER OUTRA INDIVIDUALIZAÇÃO. PODE ME ABENÇOAR. PODE ME DESEJAR TODO O BEM, OU PODE DAR UM ABRAÇO HOJE EM ALGUÉM QUE VALHA A ENERGIA QUE RECEBEU.
De qualquer modo, obrigada!
RECEBO SUA GRATIDÃO E AGRADEÇO TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE ILUMINAR A QUESTÃO.
Muito bom qualquer artigo relacionado a esclarecer pontos do CODEX. E fico, sim, muito grata! 😀
Lindo, simplesmente lindo,
Grata
Oh! Nada como uma explicação complementar,pra reativar a consciencial sobre a gratidão!