Disponibilidade

Disponibilidade

disponivelNo dicionário, disponibilidade é “qualidade do que é disponível”, que vem do latim “disponere” cuja tradução é dispor.
A palavra DISPOR é um verbo que tem uma característica peculiar, pois dependendo de sua utilização ele poderá ter significados diversos. Pois bem, vejamos como isto funciona:
a) Se for utilizado como verbo transitivo:
1. Colocar, pôr em certa ordem: dispor os livros na estante. – 2. Ter a posse ou poder, fazer uso de: Dispõe de poucos recursos. – 3. Poder contar com alguém ou alguma coisa: dispor de amigos. – 4. Regular legislativamente; prescrever: A lei dispõe sobre o assunto. – 5. Estabelecer: Dispôs em seu testamento sobre vários legados. – 6. Resolver, sentenciar, decidir: Cabe ao júri dispor da sorte do réu.
b) Utilizado como verbo intransitivo, tem o significado de Desmanchar: O homem põe e Deus dispõe.
c) Como verbo pronominal, dispor-se, tem o sentido de preparar-se, aprestar-se; tencionar, dedicar-se: Dispôs-se a resolver o assunto.
Antes que vocês desistam, quero tranquilizá-los que não se trata de uma aula de Português, nem de uma demonstração de erudição, nem de uma compilação para aumentar o texto!!! 🙂
Esta explicação complementa nossa proposta de disponibilidade perante o Universo. E ele aí está, fornecendo-nos constantemente todas as condições de desenvolvimento, de crescimento e de realizações, totalmente dirigidas a tudo e a todos. O Universo coloca em ordem as possibilidades para que tomemos posse delas.
Todos os organismos seguem a mesma fórmula de disponibilidade. Desde o momento da fecundação do óvulo, as células que vão se multiplicando mostram a disponibilidade para a agregação e para a formação de uma individualização apta e plena.
No sentido de tendência, nosso corpo físico, ao longo da vida, segue automaticamente a busca da eficiência biológica para formarmos novos núcleos de seres que perpetuarão esse ciclo. E quando as condições de disponibilidade para a procriação cessam, ele inicia seu caminho de declínio.
No sentido de dedicação, vemos a fêmea frente à cria recém-nascida, no intuito de alimentá-la para que ela se desenvolva e crie a autonomia necessária. Também reconhecemos a proteção do macho, disponibilizando segurança e proteção para ambas.
Em todos os reinos da natureza verificamos o mesmo procedimento, pois o “novo” nada mais é do que a disponibilidade se instalando e se acomodando. E assim sucessivamente…
Entre os muitos significados para disponibilidade, como vimos acima, um deles é preparação. Necessitamos de preparação para que possamos concretizar as nossas possibilidades.
Uma falha comum é confundir disponibilidade com desocupação. Muitas vezes nos engamos esperando que uma pessoa com poucos afazeres esteja disponível para nos prestar um trabalho, uma ajuda, um conselho, mas o que vemos é que ela não está preparada para se desincumbir dessa tarefa.
Ainda nesse sentido, uma criatura solitária, que a princípio achamos que esteja pronta para iniciar novos relacionamentos, pode não estar disponível, caso o seu coração não se prepare para aceitar o novo, para dar oportunidade a si e aos outros de melhor conhecê-la.
Querendo, ou não, estaremos sempre sujeitos às premissas da disponibilidade. Portanto, seria conveniente que estivéssemos sempre conscientes das oportunidades que se apresentam a cada momento no nosso dia-a-dia para exercitarmos a disponibilidade. Isto não quer dizer que devamos sempre anuir com tudo e aceitar tarefas ou afazeres que, de antemão, sabemos que não iremos realizar.
Nossa responsabilidade reside na decisão de estarmos preparados para exercer o Amor em sua essência, com determinação e confiança nas leis cósmicas que regem o Universo.
Que o nosso propósito seja sempre de utilizar a palavra DISPOR em sua forma transitiva ou pronominal, deixando à Fonte a incumbência de decidir sobre o caráter intransitivo desse verbo.
Seja Luz!

iarabichara

iarabichara

Iara Bichara é psicanalista e precursora do método de Literapia, que trata distúrbios emocionais através de literatura e psicanálise.

14 comentários sobre “Disponibilidade

  1. Maravilhoso Iara….beijos!”Que o nosso propósito seja sempre de utilizar a palavra DISPOR em sua forma transitiva ou pronominal, deixando à Fonte a incumbência de decidir sobre o caráter intransitivo desse verbo.”

  2. Gratidão…aprendendo sempre… “Necessitamos de preparação para que possamos concretizar as nossas possibilidades.”

  3. Estar disponivel a tudo e todos é uma raridade no nosso mundo de hoje, realmente se fossemos mais disponiveis as coisas seriam mais perfeitas e os seres mais unidos no AMOR.

  4. Gratidao Iara, a disponibilidade se faca presente em minha vida para ser luz, amor, paz!

  5. Grata pela sua Disponibilidade interna em acolher, ouvir e doar belas reflexões como esta.

  6. Recado certeiro pra que a gente se coloque à disposição do Universo para receber o novo!Grata!

  7. Excelente tema para refelexão Iara. Exercitar a “disponibilidade” é um treinamento para o corpo e a alma. Que comecemos a estar disponíveis a nós mesmos no espaço do coração.

  8. Texto maravilhoso!
    Devemos estar sempre atentos as oportunidades que a vida oferece, de estarmos disponíveis para EXERCITAR o AMOR!!!

  9. Agradeço todos os comentários e a disponibilidade de vocês em fazê-los, com seus olhos, suas mentes e seus corações teabalhando no sentido do amor! Beijos de Luz!

  10. Muito obrigada Iara, vc sempre nos trazendo grandes reflexões, exercício para essa semana. Grande beijo em seu coração.

    1. Maravilhosa reflexão “disponível “para todos nós. Que possamos a cada reflexão ampliarmos nossa disposição de servir!!! GRATIDÃO!!!

  11. Estar disponível a…..
    Dispor-se a…
    Expando meu coração para ouvir o chamado da Fonte
    Obrigada Iara! As vezes acho que estou sem rumo, mas vejo com a luz que irradiou em suas palavras que estou a procura da disponibilidade para cumprir o chamado. Bjssssssssssssssssssssssssssss <3

  12. Lindo texto Iara, grato.
    Sempre ao seu dispor!

Comentários estão encerrado.

%d blogueiros gostam disto: