Um novo olhar sobre a depressão

Depressão

Ilustração: Gisele Caldas

“Seria interessante que começassem a prestar atenção no que sentem e no que pensam, pois toda energia, todo sentimento, irá se transformar numa forma.” Lei dos protótipos

Esse comentário do Codex me leva a refletir no quanto de responsabilidades temos sobre nossas vidas, nossos corpos, e quantas vezes nos causamos dores, como a depressão.

Claro que existem também outros fatores, como já foi descritos nos demais artigos aqui do blog, como nas pesquisas e estudos científicos, que temos acesso.

*A depressão é uma doença grave e só no Brasil afeta 36 milhões de pessoas. Estudos apontam que no mundo todo 25% das mulheres contra 15% dos homens poderão sofrer com o problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) trata- se da segunda maior causa de perda de qualidade de vida e, no ano de 2020, será tão comum quanto a dor nas costas.(fonte : http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/26/artigo22363-1.asp/)

O que estou pensando aqui, é que como já temos  algumas percepções sobre esse assunto, temos o dever de nos vigiar constantemente, agindo e neutralizando as situações.

Também devemos sim buscar ajuda médica e apoio nas diversas áreas terapêuticas que existem, mas creio que o fundamental é sentir essa necessidade a partir de nós mesmos, se está em nós essa dor, que às vezes é classificada como dor da alma, é de lá que devemos reavivar nossa centelha de luz, que nos aquece e nos mover para a correção.

Outro dia um artigo sobre a tristeza, que é um dos fatores que  pode levar a depressão e  fiz um paralelo entre essas dicas e as leis do Codex .  *(fonte :http://melhorcomsaude.com – )

1. Identifique o que é que te afeta.

Conhecimento e consciência. Lei Universal / Conhece-te a ti mesmo, dessa forma pode começar a se ajudar.

2. Não fique quieta (o), não fique fechada (o) em casa.

Nada permanece como se iniciou. Tudo está em constante modificação. Lei da Mudança

3. A tristeza como momento de reflexão para sair fortalecidos. 

Os seres se responsabilizam na medida em que entendem que realizaram qualquer ação, por escolha própria. Lei da Responsabilidade

4. Pedir ajuda, às vezes, é necessário. 

Solicitar diretamente a Fonte, algo merecido em troca de algo que seja justo.  Lei da Manifestação da Fonte.

5. Procure seu ânimo dia a dia. 

Agir continuamente movendo o fluxo das energias, tornando possível a manifestação de algo. Lei do Entusiasmo.

Deixando claro, que não tenho nenhum conhecimento na área médica, e que essas palavras que aqui coloquei são apenas uma reflexão minha, com base em algumas leituras e pesquisas que fiz . Meu convite aqui é que possamos usar as ferramentas que recebemos neste novo ciclo, para que nossa vida se torne mais equilibrada e harmônica, aprendendo a nos conhecer interiormente. Espaço do Coração, Alinhamento e Codex, todos disponíveis e gratuitos ao alcance de todos nós. Seja Luz!

8 Comments
  1. Grata, Zeneide, por sua reflexão, que vai totalmente de encontro à minha, porém com o acréscimo do Codex, o que a enriqueceu muito. Quando propomos trabalho e modificação de conduta, sabemos que esse comportamento nos afasta de grandes males, entre eles a depressão. Beijos carinhosos e saudosos à você e à nossa querida ilustradora, Gisele!

  2. Gratidão Iara, pelo apoio, vamos aprendendo a conduzir melhor nossa existência por aqui. bjão

  3. Reply
    Claudia Sampaio 29/10/2014 at 4:54 PM

    Gratidão, Zê pela reflexão e perfeito paralelo com as Leis. Adorei a ilustração, Gisele… Sabe que me lembrou algo muito pessoal e especial? Um caderninho lindo que a Zê me deu de presente para anotações, justamente sobre nossos estudos sobre o Codex e as práticas do Era. _/_ Estas Meninas sintonizadas na Luz, viu. 🙂

  4. Reply
    Vera Lúcia Rodrigues de Souza 29/10/2014 at 9:28 PM

    Maravilhoso artigo. Nos leva à profundas reflexões, seja por estar acometidos da depressão, pela busca do conhecimento, do autoconhecimento, do auto melhoramento ou questionamento do nosso entorno. Digno de releitura frequente. Muitíssimo Grata.

    • Vera, realmente é um assunto que sempre surge, senão com a gente, com pessoas ao nosso redor… gratidão pelo carinho!

  5. Reply
    Monica Moreira Pereira 30/10/2014 at 8:02 AM

    A LEI DO ENTUSIASMO , acho que seria o passo inicial da cura da Depressão, algo novo na vida de alguém , acionaria a LEI DA MUDANÇA e só então , MAIS FORTE se partiria para a LEI UNIVERSAL e a LEI DA RESPONSABILIDADE . Conhecendo seus pontos fracos e negativos ,nós mesmos , com a ajuda ferramentas disponiveis Alinhamento, Ec e Codex , sairimos de qualquer estado depressivo. Mas a conexão com a Fonte é imprescindivel.
    Muito obrigado Ze e Giselle pelo texto e gravura.

    • Monica, muitas leis podem ser acrescentadas nessa reflexão… todas importantes, mas a conexão com a Fonte, como vc disse é imprescindível.. gratidão pelo carinho!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade