Escolha do Editor

Trabalho de Formiguinhas

– Mãaae, as formigas se amam, né? Não é que elas se amam o.O ? Que elas se dão abraço e só depois vão embora! 😀 Elas se amam!

Minha filha era bem pequena quando chegou a esta conclusão, contemplando o trabalho e cumprimentos incessantes das formiguinhas.

Sem considerar as outras razões que a ciência já estipulou para este comportamento, concordo com minha Pequena. É assombroso e fascinante como formiguinhas constroem suas comunidades. A comunicação farta e misteriosa, numa fila típica e bem compriiiiida.

A circunstância acabou me levando a perceber como as palavras cumprimento e comprimento estão entrelaçadas.

Cumprimento é um gesto gentil, um ritual diplomático. Um sinalizador da nossa intenção pacífica.

O bico do beijo, abraço, o acenar das mãos, joinha, saudação star trek ou qualquer outra – todos buscam, se estendem ao outro. Ficamos mais cOmpridos com esta emissão, mesmo que seja só de um sorriso, ele percorre o espaço e alcança alguém.

Ao cumprimentar, ampliamos literalmente nosso tamanho e dimensão.

Reconhecendo e valorizando a presença do outro que em essência é Um e o Mesmo conosco.

Comprir e cumprir derivam da mesma raiz “complere” que significa “concluir uma conversa ou completar”. Veja a associação com cumprimento no sentido de executar uma ordem, alcançar uma meta, obter o resultado completo.

Complere e salvare, cOmprimento e saudação também se relacionam na origem etmológica, porque salutare é desejar saúde, LONGEvidade, vida compriiiiida.

Salvus, em segurança, a salvo. E o sal provém da indo-européia “sol”, ou seja inteiro. Por inteiro, completo. Sem faltar ninguém, como na Fonte, não por acaso saudade traz o mesmo prefixo.

Nas comunidades, por mais sutis que sejam, as saudações reforçam a união das individualizações, a unidade, um organismo como um todo, inteiro e harmonizado.

Em alguns encontros muito especiais, alguns se prostram, em reverência ao outro por gratidão e honra, é um gesto extremo de vulnerabilidade e receptividade.

Cumprimentar com o coração e consciência, mesmo que seja considerado um trabalho de formiguinha, significa muito. Simboliza a nossa disposição para a paz, unificando semelhanças e diminuindo diferenças. 

Assim, bem longe do medo e perto do amor, de coração a coração, de essência à essência, te reconheço, abençoo e cumprimento: 

🖖

 Seja Luz 

💗
1 Comment
  1. Cumprimentos e saudações!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade