AUTOR CONVIDADO

Tome o controle da sua vida

Na vida, não importa o quão achamos que estamos preparados para enfrentar os desafios que recebemos, sempre haverá circunstâncias além do nosso controle. A medida que passamos pela vida, sempre iremos enfrentar uma lista de problemas e dificuldades que demandam uma capacidade de adaptação para vencer a situação.

Assim como uma taquara, que pode parecer frágil, fraca e pronta para quebrar. Porém, quando enfrenta uma tempestade e balança com o vento, retorna e fica em pé novamente pronta para enfrentar outro dia. Sua resiliência torna-a um exemplo perfeito de como podemos enfrentar diversas adversidades na vida. Podemos descansar e nos curvarmos em situações difíceis, mas nunca desistir.

Nós devemos investir em nós mesmos de forma que possamos efetivamente nos auto-gerenciarmos apesar do que a vida joga pra nós. Em vez de esperar que coisas boas venham no nosso caminho, nós devemos sair e torná-las uma realidade.

Seja proativo. Nem sempre vamos alcançar os objetivos que queremos mas se pudermos ser resilientes, eventualmente alcançaremos uma recompensa por seguirmos nossos objetivos.

Nosso desenvolvimento como pessoa deve iniciar em nós mesmos. Começando por uma auto-consciência. Desenhar sua vida baseado no que você realmente é, não na vida de outra pessoa. Você nunca irá atingir plenitude buscando sonhos de outras pessoas. Sonhe os seus próprios objetivos, persiga-os, é aqui que você terá uma experiência de verdadeiro contento na jornada para alcançar o seu destino.

Conscientemente trabalhar no seu desenvolvimento permite você focar nas suas forças e ao mesmo tempo melhorar suas fraquezas. Ao concentrar nas suas forças e usá-las mais você irá descobrir que pode ser ainda melhor. Nutrindo ainda mais a suas forças e habilidades no que já é bom, irá levar você à atingir o seu verdadeiro potencial.

Finalmente, quando você não tiver desistido apesar de todas as dificuldades e adversidades da vida, você naturalmente se sentirá bem. Irá permitir você desenvolver outra habilidade ou área da sua vida. Você ganha auto-confiança. Quanto mais você desenvolve diferentes áreas da sua vida que precisam ser trabalhadas, mais você ganha confiança. Foque em qualidade em vez de quantidade e dê o seu melhor nas coisas que importam para você. Motive-se em dar um pequeno passo numa coisa importante em vez de um grande começo em algo de pouca relevância.

Quando você entrar numa jornada de desenvolvimento pessoal lembre-se de setar objetivos que deseja alcançar, olhe para as fraquezas na sua vida que precisa melhorar e coloque planos de ação em como melhorá-las, registre os resultados do seu desenvolvimento e avalie em relação aos seus objetivos.

Quando embarcamos nesta jornada chamada vida, sempre lembre-se de ser resiliente. Uma pessoa não se define pelas circunstâncias que está vivendo, mas sim como se levanta em cada ocasião. Assim como a taquara, você pode se curvar quando vêm a tempestade, mas não quebre. Levante-se após a tempestade passar.

Autor do Artigo
Juan O'Keeffe
Sobre o Autor
Empreendedor e pai de um menino. Bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS. Escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog evolucaopessoal.com.br.
1 Comment
  1. Excelente artigo. O bambú dado como exemplo é a prova que o fato de nos curvarmos à uma situação não é uma fraqueza, ao contrário, mostra a força da resiliência subjugando o ego e se abastecendo para voltar forte. Parabéns, Juan!

Leave a reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Unaversidade