Tecnologia x Empoderamento

empoderamentoQuem nos acompanha há algum tempo, já nos ouviu, repetidamente, falar da importância do desenvolvimento da tecnologia para a compreensão de como podemos nos comunicar com outras dimensões.

Relembrando, a humanidade vem sendo preparada, aos poucos, para poder utilizar na prática, conceitos inovadores.

Como um pequeno exemplo (apenas ilustrativo), sem o auxílio da tecnologia, ficaria apenas na imaginação de mestres da ficção o fato de conversarmos com alguém que está do outro lado do planeta, vendo-o como se ambos estivéssemos no mesmo local. E hoje, nesta experiência em que estamos, não só utilizamos essa ferramenta diariamente, como nos adaptamos às suas constantes inovações.

Nossos equipamentos estão cada vez menores e mais ágeis. Suas funções nos mostram possibilidades que se renovam e aumentam a cada dia, testando inesgotavelmente a nossa capacidade de compreensão e entendimento, assim como a habilidade necessária para o seu uso adequado.

Pois bem, se do nosso lado aumenta a responsabilidade na utilização mais performática desses materiais, por parte da ciência e da tecnologia também começa a despontar o comprometimento no auxílio que esses objetos teriam na criação de uma sociedade mais solidária e ajustada ao novo ciclo de desenvolvimento do Universo.

Apesar de ainda estarmos muito distantes dos padrões de verdade – e leia-se aqui HONESTIDADE – que precisamos alcançar – vemos, a cada dia, surgirem iniciativas, tanto por parte de particulares, quanto de empresas, englobando em suas expansões, não apenas o uso individual das informações, mas a disponibilidade de estender essas utilizações a um maior número de individualizações.

Na semana passada, Satya Nadella, CEO de uma das gigantes da informática, a Microsoft, esteve em visita ao Brasil e, numa palestra dirigida a alunos de uma universidade paulista, a Faculdade Anhembi-Morumbi, entre os assuntos abordados, reforçou o compromisso assumido pela empresa na educação de programadores e na formação de novos empreendedores, assim como em iniciativas parceiras de ensino de computação e empreendedorismo digital para jovens carentes e também no projeto de um grupo da USP, responsável pela criação automatizada de moldes de roupa, que foi vencedor do Imagine Cup de julho último (espécie de Copa Mundial de jovens empreendedores, promovida pela companhia).

E o que mais chama a atenção nos pronunciamentos desse executivo é o uso da palavra “empoderamento”, que significa a conscientização e a participação com relação a dimensões da vida social.

Senão vejamos algumas frases proferidas por Nadella:

Queremos empoderar indivíduos e empresas para fazerem mais.”

“Todos vocês, que são apaixonados por tecnologia, não apenas deveriam aprender, também lhes encorajo a voltar aos seus bairros, voltar a lugares que ninguém vai, e ensinar.”

“Nós acreditamos que a tecnologia digital pode empoderar qualquer pessoa, mas pode ser amplificada ao conectar pessoas no contexto de organizações.”

Se tomarmos a definição dada por Paulo Freire, um dos mais conhecidos educadores brasileiros, empoderamento “é a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer”.

Já o cientista político alemão Christian Welzel, define empoderamento como “a ausência de restrições externas que possibilitam a pessoa viver os seus valores”.

Essas duas definições nos mostram que quando escolhemos nos empoderar, ficamos conscientes das decisões que tomamos para a nossa vida e estamos cientes das nossas capacidades e das nossas possibilidades de contribuição para o desenvolvimento do Universo.

Dessa forma, mesmo aqueles que nunca ouviram falar sobre transição planetária, sobre novo ciclo do Universo, ou sobre as leis do Codex, acabam interiorizando esses conceitos, inconscientemente, através da evolução tecnológica, que quebra a resistência para o novo e impõe um novo padrão de pensamento, de envolvimento e de comprometimento.

Qualquer semelhança com a Lei Universal e com o Decreto para o Novo Ciclo é mera coincidência?

Seja Luz!

4 Comments
  1. Excelente abordagem sobre ” Empoderamento ” Esta palavra tem surgido muito ultimamente e me perguntava o “porque” de tanta utilização . E seu significado nos contextos apresentados .
    A extensão hoje da tecnologia nos aproxima cada vez mais de tudo e todos , facilitando mesmo o voluntariado pessoal , hoje numa empresa todos se relacionam e todos se conhecem mais , trazendo mais responsabilidade e ética aos seus comportamentos . Obrigado Iara pela explicação .Seja Luz .

  2. Reply
    Uiara Andriewiski 07/10/2015 at 10:47 AM

    Não é. Coincidência existe?

  3. Reply
    maria aparecida basso 08/10/2015 at 7:31 AM

    Bom dia Galera Cristalina!
    Todo conhecimento sempre esteve e sempre estará ao nosso alcance,precisamos Despertar para relembrar.Uma nova palavra para um conseito antigo,dar a varinha e ensinar a pescar,portanto vamos APODERAR.
    CODEX cada vez mais despertando consciências!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade