Ser feliz

felicidadeHá algum tempo postei no Facebook a frase “Hoje é o dia mais feliz de minha vida!” e fiquei surpresa com os comentários.

Muitos vibraram com o fato e foram efusivos em suas manifestações, outros me cumprimentaram quase que timidamente e houve até aqueles que disseram que gostariam de estar no meu lugar. Outros não se manifestaram, imaginando que se tratava de uma “pegadinha”.

Fiquei pensando sobre o assunto e concluí que não sabemos muito bem o que significa “Ser Feliz”.

Quando alguém diz: “hoje é o dia mais feliz de minha vida”, imediatamente imaginamos que algo de extraordinário aconteceu.  E esse “algo” necessariamente precisa ser grandioso, magnífico, consistente, para ser merecedor do peso que a expressão carrega.

Solidarizamo-nos com o felizardo, nos alegramos e lá, no fundo de nossas emoções, torcemos para que essa dádiva também nos alcance. Isso, quando não sentimos uma pontinha de um sentimento não tão nobre, chamado inveja – claro que no bom sentido!

Quem não busca ser feliz? Quem não quer viver em plenitude?

Mas quando mergulhamos no âmago da questão, verificamos que isto não é tão simples quanto parecia à primeira vista, nem tão complicado, quanto o queremos tornar.

Um ser feliz não precisa, obrigatoriamente, se mostrar sorridente e alegre o tempo todo, nem fazer rir os que o cercam. Se assim fosse, os palhaços e os humoristas seriam os detentores supremos da felicidade. E isto, na maior parte das vezes, não acontece, pois seus corações sangram, enquanto suas faces sorriem. E é nesse ponto que fazemos a maior confusão entre alegria e felicidade.

A alegria é um estado e a felicidade é uma condição. Podemos estar alegres e não sermos felizes e podemos ser felizes sem estarmos alegres. O ideal é juntar as duas, sem esquecer que são coisas diferentes.

Tampouco a popularidade, a notoriedade, a riqueza, o poder, a fama, são suficientes para preencher as lacunas que criamos em nossos corações e mentes, colocando a felicidade em um ponto da nossa vida aonde ainda não chegamos e talvez nunca venhamos a alcançar.

As nossas expectativas quanto ao futuro nos impedem de ver com clareza tudo o que já temos e conseguimos nesta existência.

A vida simplesmente é. Por si só ela representa a soma do milagre da criação e o nosso elo indestrutível com o divino.

Todas as individualizações, nos diferentes reinos, seguem suas existências sem se angustiarem com o amanhã, vivendo plenamente o presente e cumprindo suas tarefas com confiança e serenidade.

Como só podemos viver um dia de cada vez, é nesse momento que está a nossa felicidade. O hoje é o nosso maior presente e é nele que devemos depositar o melhor de nós mesmos, com tranquilidade e sabedoria, para que esta energia se prolongue pelo período que nos for necessário, sem expectativas explícitas e exageradas que nos causem angústia ou sofrimento.

É hoje que podemos criar, cocriar, auxiliar, incentivar, movimentar, crescer, doar, amar… Mas como a escolha é nossa, também podemos fazer tudo ao contrário… E é dessa somatória de energias que se formará o próximo dia.

No conhecimento e na consciência de que o momento que vivemos é o nosso bem mais precioso, podemos dizer que “Hoje é o dia mais feliz de nossas vidas!”.

Seja Feliz! Seja Luz!

11 Comments
  1. “A alegria é um estado e a felicidade é uma condição. Podemos estar alegres e não sermos felizes e podemos ser felizes sem estarmos alegres. O ideal é juntar as duas, sem esquecer que são coisas diferentes.” Neste meu agora trabalho para manter esse equilíbrio e dizer sempre HOJE é o dia mais feliz da minha vida!! gratidão Iara…gratidão a Fonte por este agora!!

    • Gratidâo, Zê! É isso mesmo, nem sempre quem está sorrindo está feliz. A alegria exagerada pode ser uma fuga. Felicidade é aquele potinho que guardamos com a nossa poçāo mágica! Beijos.

  2. Reply
    Waldeny Wieser Testa 13/02/2014 at 2:59 PM

    Iara amei o que escreveu, sempre bom nos lembrar de viver um dia de cada vez, sem expectativas, estou me dedicando a colocar em pratica, mas confesso que para mim não é fácil, e tb não é díficil, meio doido a coisa rsrs Mas desde que conheci vcs do Era de Cristal esta sendo maravilhoso, todo dia uma lição nova. Muito, mas muito obrigada mesmo por vc e o grupo existir.
    Beijos de luz em seu coração

    • Gratidāo, Waldeny!
      Somos todos um e o mesmo. Estamos todos recordando as experiências no intuito de viver melhor! Beijos de luz.

  3. Brilhante, como sempre Iara. Sempre bom relembrar.
    Gratidao, Amor e Luz

  4. Perfeito Iara! E bora ser feliz!

  5. Reply
    Margareth Araújo 14/02/2014 at 7:48 AM

    Grata Iara por lembrar que o momento de ser feliz é agora. Pois o único “espaço de tempo” que nos pertence é o agora. Seja Luz Agora!

  6. Reply
    Alexandre Magno 14/02/2014 at 8:38 AM

    🙂 Felicidade a alegria sentimentos e condição exatas para se viver!

    Grato pelo texto maravilhoso Iara, parabéns.

    Vamos ser felizes!

  7. Bom dia

    Leio e releio os textos do “Era” e sempre se encaixam no meu momento..inclusive hj, é um exercicio diario ficar no agora, e fico feliz ,pois estou tendo progressos.Obrigada a todos e parabens pra mim……………………..

  8. Gratidao Iara, lembrarei sempre disso quando estiver triste… hoje, é tudo que temos. “É hoje que podemos criar, cocriar, auxiliar, incentivar, movimentar, crescer, doar, amar…”
    Beijos de luz

  9. Ser feliz hoje..sem expectativas..um caminho.❤😊!!!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade