O mundo em 2030… se depender da ONU e de Nós!

mundoNesta quinzena, uma série de eventos aparentemente desconectados me levaram a refletir significativamente sobre o futuro do planeta.

No entanto, percebi que só estava espelhando uma voz coletiva e mesmo sem acesso ao material — que só tive o prazer de ler hoje — pensava sobre o tanto de coisas que temos que fazer, no terreno prático, para colocar em andamento aquilo que estudamos e tentamos internalizar.

A ONU não surpreende ao liderar reuniões para que se pense em soluções…

O diferente nesta iniciativa é o reconhecimento de que merecemos uma vida plena. TODOS. E os 17 grandes objetivos, complementados por 169 metas, tratam de questões como: potencial, desenvolvimento, poder individual, cocriação, resiliência, inclusão… Será que já vimos isso em algum lugar*, explicado de forma mais “cósmica“? 😀

Reproduzo abaixo o preâmbulo que compõe a Agenda 2030, uma série de ações e compromissos dos líderes mundiais para que, em 15 anos, o mundo esteja melhor. Recomendo fortemente que você entre na página e leia o texto integralmente, bem como cada um dos objetivos e metas.

Se você pretende aplicar o Codex para desmanchar a implacável matriz da 3D, este planejamento proposto em nível mundial é seguro, eficaz e tem tudo a ver com isso!

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano. Estamos decididos a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da escassez e a curar e proteger o nosso planeta. Estamos determinados a tomar as medidas ousadas e transformadoras que são urgentemente necessárias para mudar o mundo para um caminho sustentável e resiliente. Ao embarcarmos nesta jornada coletiva, comprometemo-nos que ninguém seja deixado para trás.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estamos anunciando hoje demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se baseiam no legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para executar esta Agenda através de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Os vínculos e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar que o propósito da nova Agenda seja realizado. Se realizarmos as nossas ambições em toda a extensão da Agenda, a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.

http://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

* o algum lugar = aqui!

Seja o primeiro a comentar

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade