Humanos: esse documentário vai mudar sua postura

Ah, os nossos umbigos…

Em muitos momentos na vida precisamos nos lembrar de que a existência temporal vai além de nosso casebre físico chamado corpo e de nossa tela etérea chamada mente. Para isso, basta olhar para o lado e ver outro alguém, que exatamente como nós, se acha a peça central no drama planetário.

Que bom que algumas pessoas dedicam suas vidas a nos trazer à tona!

Professores do mundo todo deveriam passar isso em sala de aula. Pais poderiam separar 4 horas de uma vida inteira para assistir junto aos filhos o retrato do mundo em que vivemos e chamamos de real.

Abaixo, a resenha do site 365Filmes, sobre uma obra belíssima que precisa ser vista e divulgada:

“O fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand reuniu uma equipe e passou 3 anos coletando relatos de mais de 2000 homens e mulheres, por mais de 60 países. As histórias reais, as mais diversas, versam sobre diversos tópicos, como vida, morte, amor, família, pobreza, direito das mulheres, sexualidade e guerra.

Os entrevistados, dentre eles 4 brasileiros, não nos são apresentados com nome e pais de origem, escolha acertada da direção, o que torna a obra mais universal. Os relatos variam entre histórias de vida inacreditáveis e situações corriqueiras. Casos de amor e também de ódio e vingança. Ao despir-se de julgamentos morais, cabe ao espectador decidir como lidar com tudo isso.

As entrevistas são intercaladas com sequências aéreas de hipnotizante beleza, de aglomeração de pessoas a cenários naturais – como Lençóis Maranhenses – e urbanos, fazendo lembrar a trilogia qatsi, de Godfrey Reggio.

human1

human2

human3

O ex presidente do Uruguai José Mujica e a atriz Cameron Diaz fazem parte do total de 200 entrevistados.

Com o intuito de alcançar o maior número possível de espectadores, o projeto tem parceria com o Google Cultural Institute, e foi disponibilizado no Youtube em 6 idiomas – incluindo o Português -, com canais específicos para cada um deles. A versão completa encontra-se dividida em 3 capítulos, de 90 minutos cada.”

Selecionamos as versões completas do filme, com legenda em português.

Human: Volume 1

Human: Volume 2

Human: Volume 3

Comments

  1. Mirtes Pegorer

    Ao encerrar o dia de trabalho,já quase meia noite,assisti os primeiros 8 minutos,a primeira entrevista.Já estou chorando junto,sentindo…amor!
    Os filmes prometem surpreender e fazer refletir. Vou assistir um pouco por dia.
    Grata por nos dar acesso a mais esse conhecimento..