Excelência

excelenciaOlá, queridos leitores do Blog do Movimento Era de Cristal! Já estava com saudades de vocês e é com imensa alegria que inicio os artigos deste ano.
Meu objetivo é abordar assuntos do cotidiano ligados aos temas Sociedade e Economia utilizando, na prática, as leis do Codex.
Para começar, transcrevo abaixo um texto retirado da apresentação de um treinamento que preparei para funcionários de uma pequena empresa e que exemplifica como podemos falar do assunto sem mencionar qualquer corrente filosófica, religiosa, partidária ou esotérica, aplicando esse contexto em todos os níveis hierárquicos:

“Vocês podem estar se perguntando o que quer dizer EXCELÊNCIA no contexto deste trabalho.
Pois bem, tudo o que fazemos está dentro deste conceito.
Senão, vamos ver alguns exemplos:
Quem gosta de entrar em uma loja suja, onde o atendente não lhe dá a menor atenção? Basta aquela loja ter preços bons, se não entrega o produto adequadamente, em bom estado, completo, montado?
O que adianta ter um comércio bem localizado, no melhor lugar da cidade, se as mercadorias oferecidas não têm atrativos, são caras, mal apresentadas e sem novidades?
E o que dizer quando, querendo ser agradável, o cliente puxa conversa com o vendedor e o que escuta são reclamações e queixas?
Creio que todos já passaram por pelo menos uma dessas experiências e o resultado é sempre o mesmo: ninguém gosta de voltar a um local onde não é bem atendido.
Mas o que é ser bem atendido?
Vale ser bem atendido em determinada ocasião e, quando retorna para uma nova compra, ou novo negócio, não encontra a mesma receptividade?
O segredo de um negócio bem sucedido, seja ele em que ramo for, é a constância da qualidade.
Qualidade é um conceito muito relativo e adaptável que precisamos compreender para poder fornecer dentro da expectativa do cliente.
A qualidade do sorvete é que esteja gelado. Porém, há clientela tanto para um picolé, quanto para um “sunday”, para um “milk shake”, ou para um sorvete flambado e com calda quente de chocolate, não é mesmo?
O que diferencia o sucesso do empreendimento depende de uma série de fatores e não apenas dele estar instalado no local certo, cujo cliente em potencial tem a possibilidade e o desejo de conhecer e adquirir a qualidade proposta.
Quem nunca ouviu dizer a famosa frase: “fulano é tão bom vendedor que até vende gelo para esquimó?
Vejamos como se pode transformar um negócio emperrado em um empreendimento de sucesso, usando, além da qualidade, a excelência.
O primeiro passo é compreender que a excelência abrange todos os campos de nossa existência. Quando optamos pela melhor qualidade, vemos que gradativamente expandimos seu campo de ação e, consequentemente, melhoramos tudo que se encontra ao redor.
O serviço que executamos com a melhor qualidade que podemos fazer, dará o mesmo trabalho para ser feito de uma forma correta que incorreta, mas a vantagem é que não precisará ser refeito e, com isso, já estaremos ganhando tempo e dinheiro, pois o gasto é apenas um.
No nosso dia a dia, quantas ações podem ser melhoradas?
Em segundo lugar precisamos alargar o nosso entendimento de TRABALHO EM EQUIPE.
Equipe se estende à família, ao grupo de convivência social, ao campo de estudos, além do trabalho que nos dá o sustento.
Trabalhar em equipe é visualizar a cada momento o melhor para todos e o resultado mais satisfatório para a tarefa final.
Em uma equipe não existe diferença no grau de importância do trabalho a ser executado por cada membro do grupo, pois quando são escolhidos os elementos que irão fazer parte desse conjunto, já pressupõe-se que todos são competentes em suas áreas.
O sucesso ou o fracasso da equipe dependerá do grau de comprometimento que cada um empenhará no trabalho, não como uma forma de mostrar as suas qualidades individuais, mas no compromisso com o resultado final.
Independentemente do tamanho do negócio, do número de funcionários, da quantidade de participantes, a equipe deve considerar que para realizar um trabalho adequado, com a excelência proposta, todos os membros necessitam conhecer a mesma informação e ter claro o objetivo a ser alcançado.
A transparência nas informações é uma condição essencial para a motivação e a participação de cada membro, assim como as regras que conduzirão o trabalho e que fazem parte da organização adequada da tarefa.
Cada integrante deve estar consciente de que sua permanência no grupo é válida enquanto exista entusiasmo e empenho. Ninguém deve ficar apenas por ter sido convocado, ou só com o interesse em estar junto com os outros. Fazer parte é INTEGRAR e se COMPROMETER verdadeiramente.
Outro fator importante a considerar é que, nem sempre, os resultados pretendidos surgirão instantaneamente e agraciarão os membros iniciais daquela equipe.
A sequência e o prosseguimento da tarefa, muitas vezes, necessitará de um tempo maior para que os resultados sejam alcançados ou comecem a surgir. A paciência e a constância serão as ferramentas mais adequadas para que o objetivo persista e venha a ser implementado.
Abordaremos com profundidade cada um desses itens e veremos que quando esses parâmetros são praticados, certamente a tarefa é cumprida com excelência!”

Depois dessa apresentação seguem-se as dinâmicas que envolvem os participantes em questões do dia a dia de seu trabalho e das metas a serem atingidas.
Apenas nesse pequeno trecho, quantas Leis do Codex foram abordadas?
Que tal relermos a Lei Universal, a Lei do Amor, a Lei da Realidade, a Lei da Coletividade, a Lei da Honestidade?
Além de conhecermos as Leis, o importante é as colocarmos em uso nas situações mais corriqueiras.
Queridos leitores, vamos manter acesas as chamas da alegria, do entusiasmo, da confiança e não deixemos para amanhã aquilo que podemos fazer agora e muito bem, com a excelência necessária. Com o exercício constante dessas premissas estaremos nos modificando e contribuindo para a transformação efetiva deste planeta que nos abriga e cujo destino é ser um grande ponto de luz, neste nosso maravilhoso Universo!
Seja Luz!

16 Comments
  1. como sempre, leitura de alto valor

    gratidao

  2. Nossa, esse artigo chegou como uma resposta, para questões deste agora, do meu local de trabalho. Gratidão pelas lições e sintonia perfeita.

    • Zê querida, passamos a maior parte do nosso dia no trabalho e é aí que está a grande oportunidade de exercitar a Excelência. Fico feliz com a sintonia! Beijos saudosos!

    • Reply
      neuza maria lima vieira 10/02/2015 at 11:20 AM

      Muito integrador as propostas do artigo. Exercitemos a competência na excelência de nossas vivências. Quero ficar mais atenta aínda ás possibilidades de ampliar as minhas qualidades!!!

      • Querida Neuza, essa sua intenção já é o empenho no propósito da Excelência! Gratidão!

  3. Sim , conservarmos a chama acesa sempre , nunca desanimar , O CODEX nos mostra todos os caminhos a seguir e nos ajuda a abrir nossas consciências para este novo mundo que nos espera ! Sejamos Luz sempre ! Lindo Iara , obrigado pelo artigo !

    • Querida Monica, o Codex realmente é a nossa bússola. Grata pelo comentário e um grande beijo!

  4. Reply
    Erci R.P.Galdino 10/02/2015 at 11:13 AM

    Também já estava com saudades. Adoro seus textos,
    a Excelência e sabedoria estão sempre presentes.Bjs

  5. “Cada integrante deve estar consciente de que sua permanência no grupo é válida enquanto exista entusiasmo e empenho. Ninguém deve ficar apenas por ter sido convocado, ou só com o interesse em estar junto com os outros. Fazer parte é INTEGRAR e se COMPROMETER verdadeiramente.” – Foi muito significativo pra mim. Gratidão pela reflexão, Iara Querida. Saudades…

    • Querida Claudia, Integrar e se Comprometer implicam na participação EFETIVA e não apenas Festiva, como constatamos a cada dia, em todos os âmbitos. Um grande beijo no seu coração!

  6. Excelente texto, Iara querida!
    Tudo o que nos propusermos fazer, tem que ser com amor, assim a excelência será uma constante! Gratidão!
    Abração de luz!

    • Rô, o amor é uma condição essencial. Justamente por isso é que, no Codex, ele vem em seguida à Lei Universal. Grata pela reflexão!

  7. Adoro!
    Sempre que leio seus textos, leio como se estivesse ouvindo você ler, e é uma delícia!
    Seu artigo fala sobre sinergia que é a capacidade do grupo criar resultados não esperados. 1 + 1 não são 2, quando existe sinergia: são 4! ^_^
    Como sempre, você foi excelente!
    Bjs.
    Jo

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade