Encontro maravilhoso na Cidade Maravilhosa

Por Iara Bichara

Cidade Maravilhosa, tantas vezes cantada em versos, tantas vezes citada em prosa, porém, o que se esquece de dizer é que essa cidade, além das suas belezas naturais, tem pessoas amorosas, carinhosas, acolhedoras, alegres, gentis, que colaboram para que ela seja, se isto é possível, muito mais do que maravilhosa.
Depois de uma verdadeira epopeia para realizar esse evento no Rio de Janeiro, fomos recompensados com momentos plenos de alegria que nunca mais serão esquecidos pelo grupo Era de Cristal.
Jamais havíamos enfrentado situações tão tumultuadas quanto as que antecederam esse nosso encontro.
Tudo começou quando o Planetário da Gávea cancelou a disponibilidade do auditório para a palestra, na semana anterior ao evento. Consultamos várias alternativas de locação, mas ou estavam ocupadas, ou os lugares disponíveis eram inferiores aos que necessitávamos, ou ficavam em região inadequada, ou o valor da locação era extremamente alto. Esta situação foi contornada com o auxílio de um Ser amigo que indicou outro Ser impecável que conseguiu um local surpreendentemente lindo, bem localizado e com uma estrutura até superior à desejada.
Só depois que resolvemos esse assunto, foi que pudemos informar aos inscritos sobre a alteração do local da palestra. Na maioria dos casos, possuíamos apenas o e-mail dos interessados e, como em alguns casos havia erros, não conseguimos passar para todo o pessoal o novo endereço. Compareceram mais pessoas do que imaginávamos, pois muitas foram convidadas por amigos ou familiares, na última hora.
O impedimento seguinte foi chegarmos ao Rio de Janeiro e isto só foi possível porque marcamos a viagem para a véspera da palestra. Outro Ser amigo havia insistido para que viajássemos na sexta feira e disponibilizou em sua casa acomodação para o grupo.
No aeroporto fomos informados do cancelamento do voo marcado para as 10:30 horas, devido às péssimas condições de tempo e o fechamento do aeroporto no Rio. Remarcamos para o próximo voo que sairia às 14:50 horas. As 13:10 horas a companhia aérea comunicou o novo cancelamento e pediu que ficássemos tranquilos, pois na impossibilidade de fazermos a viagem aérea naquele dia, disponibilizaria um ônibus para nos levar ao Rio de Janeiro. Às 15 horas avisaram que, como o problema era generalizado, não havia mais ônibus disponíveis e deveríamos remarcar a viagem para outra data, não garantindo que, no sábado, esses mesmos problemas não ocorreriam, uma vez que a previsão era de que o tempo continuaria instável no Rio.
Nessa altura dos acontecimentos, nos reunimos no Espaço do Coração para verificar se não seria melhor cancelar o evento. Como a sensação geral era boa, decidimos continuar.
O próximo passo foi tentar locar um automóvel. Foi o que fizemos, mas mesmo para isto, tivemos que superar mais alguns entraves. Na agência da locadora no aeroporto, fomos informados de que, com a grande demanda, havia poucos carros e para entregar o carro no Rio de Janeiro, era cobrada uma taxa de R$ 1,50 por quilometro rodado. O preço da locação de um carro grande, que comportasse cinco pessoas e bagagem ficava muito caro e tínhamos que optar por um Gol 1000 ou um Fiat Uno, que sairiam mais barato. Apenas a reserva era feita no aeroporto, a locação era seria na agência que ficava fora do aeroporto e para ir até lá tivemos que esperar que viessem nos buscar. Já na locadora de veículos, não conseguíamos completar a locação, pois quem estava com o cartão de crédito não estava com a carteira de habilitação e vice-versa.
Nesse momento íamos desistir quando a atendente olhou para o vazio e disse que encontrara uma solução para o caso. E achou mesmo, porque finalmente às 16 horas, conseguimos pegar a estrada: cinco pessoas e bagagens vestindo um Gol 1000.
Fizemos a maior parte da viagem à noite, com neblina em alguns lugares e chuva em outros. Paramos várias vezes para nos revezarmos na direção, por medida de segurança.
Ao chegar ao Rio de Janeiro, nós nos perdemos ao pegar a Linha Amarela e passava da meia noite quando chegamos ao nosso destino.
Nesta nossa dimensão, o tempo ainda tem muita importância e costumamos dizer: “Nada como um dia após o outro!”. Esse ditado popular mostrou-se altamente verídico e, para prová-lo, só usando outro ditado: “Depois da tempestade, vem a bonança!”. E veio mesmo.
Como estamos na Era da Transparência, toda esta façanha precisava ser relatada para que os que compareceram ao evento compartilhem conosco os agradecimentos nominais àqueles que tornaram possível esse encontro.
Apesar de não sabermos o nome, primeiramente agradecemos à atendente da locadora que nos possibilitou sair de São Paulo, sem o auxílio dela, certamente teríamos desistido.
Agradecemos comovidos todo o carinho, a atenção e os mimos oferecidos pela nossa anfitriã, Margareth Araújo, que tão gentilmente colocou sua casa à nossa disposição e nos incentivou a ir para o Rio de Janeiro na véspera do evento.
Agradecemos de todo o nosso coração aos nossos amigos Gustavo e Paulo Caetano que, indiretamente e diretamente, criaram a infraestrutura da palestra com todo o requinte e impecabilidade.
Agradecemos à Claudia a dedicação em nos ciceronear com tanta eficiência e alegria.
Agradecemos, sem nominar individualmente, por ser grande a lista, a todas as nossas amigas e amigos do grupo Era de Cristal que divulgaram o nosso encontro e levaram ao evento a plateia tão atenta e interessada que nos brindou com a melhor das lembranças que trouxemos dessa maravilhosa cidade.
Apenas lamentamos ter um tempo restrito para a ocupação do espaço e não podermos dar a atenção suficiente e merecida às pessoas que gostariam de conversar mais demoradamente conosco.
Porém, como ficou acertado no final do encontro, estamos providenciando um formulário para reunir os interessados em grupos de estudos. Assim teremos a possibilidade de nos encontrar fisicamente mais vezes, em outras oportunidades.
Como nossas palestras são gratuitas e para realizá-las existem custos — como no caso do Rio de Janeiro, inesperados e altos — agradecemos a todos que fizeram e aos que puderem fazer suas doações, no sentido de que possamos levar a outros locais as mesmas informações fornecidas a vocês. Sabemos que elas precisam ser divulgadas por serem muito importantes e beneficiarem um grande número de pessoas. Para tanto, basta que clique na caixa que fica na lateral direita, superior, de cada página do site Era de Cristal,  através do PagSeguro UOL, um meio eficaz e confiável de fazer transações via internet.
Todo o grupo fixo do Movimento Era de Cristal deseja ardentemente que cada um dos participantes da palestra dessa linda tarde de sábado, assim como essa Maravilhosa Cidade, expanda-se cada vez mais e SEJA LUZ!

Os registros cômicos da aventura, podem ser vistos, aqui:

Seja o primeiro a comentar

Leave a reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Unaversidade