Disponibilidade

disponivelNo dicionário, disponibilidade é “qualidade do que é disponível”, que vem do latim “disponere” cuja tradução é dispor.

A palavra DISPOR é um verbo que tem uma característica peculiar, pois dependendo de sua utilização ele poderá ter significados diversos. Pois bem, vejamos como isto funciona:

a) Se for utilizado como verbo transitivo:

1. Colocar, pôr em certa ordem: dispor os livros na estante. – 2. Ter a posse ou poder, fazer uso de: Dispõe de poucos recursos. – 3. Poder contar com alguém ou alguma coisa: dispor de amigos. – 4. Regular legislativamente; prescrever: A lei dispõe sobre o assunto. – 5. Estabelecer: Dispôs em seu testamento sobre vários legados. – 6. Resolver, sentenciar, decidir: Cabe ao júri dispor da sorte do réu.

b) Utilizado como verbo intransitivo, tem o significado de Desmanchar: O homem põe e Deus dispõe.

c) Como verbo pronominal, dispor-se, tem o sentido de preparar-se, aprestar-se; tencionar, dedicar-se: Dispôs-se a resolver o assunto.

Antes que vocês desistam, quero tranquilizá-los que não se trata de uma aula de Português, nem de uma demonstração de erudição, nem de uma compilação para aumentar o texto!!! 🙂

Esta explicação complementa nossa proposta de disponibilidade perante o Universo. E ele aí está, fornecendo-nos constantemente todas as condições de desenvolvimento, de crescimento e de realizações, totalmente dirigidas a tudo e a todos. O Universo coloca em ordem as possibilidades para que tomemos posse delas.

Todos os organismos seguem a mesma fórmula de disponibilidade. Desde o momento da fecundação do óvulo, as células que vão se multiplicando mostram a disponibilidade para a agregação e para a formação de uma individualização apta e plena.

No sentido de tendência, nosso corpo físico, ao longo da vida, segue automaticamente a busca da eficiência biológica para formarmos novos núcleos de seres que perpetuarão esse ciclo. E quando as condições de disponibilidade para a procriação cessam, ele inicia seu caminho de declínio.

No sentido de dedicação, vemos a fêmea frente à cria recém-nascida, no intuito de alimentá-la para que ela se desenvolva e crie a autonomia necessária. Também reconhecemos a proteção do macho, disponibilizando segurança e proteção para ambas.

Em todos os reinos da natureza verificamos o mesmo procedimento, pois o “novo” nada mais é do que a disponibilidade se instalando e se acomodando. E assim sucessivamente…

Entre os muitos significados para disponibilidade, como vimos acima, um deles é preparação. Necessitamos de preparação para que possamos concretizar as nossas possibilidades.

Uma falha comum é confundir disponibilidade com desocupação. Muitas vezes nos engamos esperando que uma pessoa com poucos afazeres esteja disponível para nos prestar um trabalho, uma ajuda, um conselho, mas o que vemos é que ela não está preparada para se desincumbir dessa tarefa.

Ainda nesse sentido, uma criatura solitária, que a princípio achamos que esteja pronta para iniciar novos relacionamentos, pode não estar disponível, caso o seu coração não se prepare para aceitar o novo, para dar oportunidade a si e aos outros de melhor conhecê-la.

Querendo, ou não, estaremos sempre sujeitos às premissas da disponibilidade. Portanto, seria conveniente que estivéssemos sempre conscientes das oportunidades que se apresentam a cada momento no nosso dia-a-dia para exercitarmos a disponibilidade. Isto não quer dizer que devamos sempre anuir com tudo e aceitar tarefas ou afazeres que, de antemão, sabemos que não iremos realizar.

Nossa responsabilidade reside na decisão de estarmos preparados para exercer o Amor em sua essência, com determinação e confiança nas leis cósmicas que regem o Universo.

Que o nosso propósito seja sempre de utilizar a palavra DISPOR em sua forma transitiva ou pronominal, deixando à Fonte a incumbência de decidir sobre o caráter intransitivo desse verbo.

Seja Luz!

14 Comments
  1. Maravilha, Iara…. Muito grata!

  2. Maravilhoso Iara….beijos!”Que o nosso propósito seja sempre de utilizar a palavra DISPOR em sua forma transitiva ou pronominal, deixando à Fonte a incumbência de decidir sobre o caráter intransitivo desse verbo.”

  3. Gratidão…aprendendo sempre… “Necessitamos de preparação para que possamos concretizar as nossas possibilidades.”

  4. Estar disponivel a tudo e todos é uma raridade no nosso mundo de hoje, realmente se fossemos mais disponiveis as coisas seriam mais perfeitas e os seres mais unidos no AMOR.

  5. Gratidao Iara, a disponibilidade se faca presente em minha vida para ser luz, amor, paz!

  6. Grata pela sua Disponibilidade interna em acolher, ouvir e doar belas reflexões como esta.

  7. Recado certeiro pra que a gente se coloque à disposição do Universo para receber o novo!Grata!

  8. Reply
    Margareth Araújo 27/01/2014 at 2:45 PM

    Excelente tema para refelexão Iara. Exercitar a “disponibilidade” é um treinamento para o corpo e a alma. Que comecemos a estar disponíveis a nós mesmos no espaço do coração.

  9. Texto maravilhoso!
    Devemos estar sempre atentos as oportunidades que a vida oferece, de estarmos disponíveis para EXERCITAR o AMOR!!!

  10. Agradeço todos os comentários e a disponibilidade de vocês em fazê-los, com seus olhos, suas mentes e seus corações teabalhando no sentido do amor! Beijos de Luz!

  11. Reply
    Waldeny Wieser Testa 27/01/2014 at 2:54 PM

    Muito obrigada Iara, vc sempre nos trazendo grandes reflexões, exercício para essa semana. Grande beijo em seu coração.

    • Reply
      neuza maria lima vieira 27/01/2014 at 6:58 PM

      Maravilhosa reflexão “disponível “para todos nós. Que possamos a cada reflexão ampliarmos nossa disposição de servir!!! GRATIDÃO!!!

  12. Estar disponível a…..
    Dispor-se a…
    Expando meu coração para ouvir o chamado da Fonte
    Obrigada Iara! As vezes acho que estou sem rumo, mas vejo com a luz que irradiou em suas palavras que estou a procura da disponibilidade para cumprir o chamado. Bjssssssssssssssssssssssssssss <3

  13. Reply
    Alexandre Magno 27/01/2014 at 8:04 PM

    Lindo texto Iara, grato.
    Sempre ao seu dispor!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade