Conciliando conceitos: Verdade e realidade

Texto: Zeneide Batista | Ilustração: Gisele Caldas

ilustra_giselecaldas_ReV3_ www.gisele-caldas.blogspot.com

Ilustração Gisele Caldas

O conceito de Verdade é uma pergunta que sempre acompanha todo ser; todos de alguma maneira buscam a resposta.

No dicionário: Verdade é também afirmação do que é seguramente certo e está dentro da realidade apresentada.

Porém, no Codex, encontramos o conceito de realidade no qual

“Realidade só existe individualizada no espaço mental de quem a formou e não tem dimensão.”

Na Lei Universal, encontramos a resposta para essa questão.

“Conhecimento e Consciência de que cada ser tem do Universo, todas as condições para desenvolver-se com pleno potencial, para crescer e para desfrutar, independente de sua forma de individualização.”

Se todas as condições estão em nós, também todas as respostas, se aplicando aos estudos, às vivências e às ações que aos poucos tornaram nossa caminhada mais equilibrada e nossa realidade mais harmoniosa.

Conseguimos resolver os desafios, sem alterar nosso equilíbrio, sem exigir do outro  mudanças, seguimos sem resistência e as situações se resolvem.

A Lei dos Protótipos diz que toda energia emitida finaliza-se numa forma. Então, todas as nossas emissões vão finalizar-se de uma forma ou outra!

Necessário se faz prestar mais atenção ao que emitimos ao que sentimos, pois essa energia vai se transformar, seja em idéia, ou sentimento.

No encontro passado durante a palestra, essa frase ficou marcada para mim:

“Verdade é o essencial para o estado do ser.”

Lei da Essência é simplesmente a existência de tudo o que é. Então como saber o que é essencial?

Essencial é maior e melhor, inclusivo e abrangente, adequado e útil em relação às opções. Temos que ficar, cosmicamente, com o essencial porque temos acesso a tudo. A Fonte tudo tem e tudo nos disponibiliza.

Chego à seguinte conclusão, só mesmo com estudo do Codex, com o exercício do Espaço do Coração, e a aplicação diária em nossa vida, é que vamos encontrar a Verdade e agir mudando nossa realidade. Eis a chave, buscar no seu Eu superior, a resposta perfeita.

“A mente tenta entender a Verdade; ela quer uma reposta racional para as coisas, e se agita em busca dessa resposta. Mas, as respostas só chegam quando a mente se aquieta. Então, você compreende a Verdade. É quando o conhecimento se transforma em sabedoria. E o conhecimento só se transforma em sabedoria através da experiência, não através da mente.”

Sri Prem Baba

O convite é passar das reflexões para as ações, vamos lá?

Seja Luz!

Comments

  1. Iara Bichara

    Que lindo, Zê! Fiquei comovida ao ler seu artigo. Os canais de luz não se enganam: num momento de tanta inconstância neste planeta, eles nos reforçam a mesma mensagem em todos os artigos desta semana, cada qual com o seu colorido próprio. Beijos de luz!

  2. Iara Bichara

    Gisele, elogiar suas ilustrações tornou-se uma redundância. O que fazer então? Apenas desejar que esse seu maravilhoso dom jorre e transborde a cada dia, nos alegrando com o brilho DP seu talento. Beijos de luz!

    1. Claudia Sampaio

      Gratidão, Zê por seu dom de extrair o essencial de cada conceito e transmiti-lo com tanto amor e sabedoria. _/_

  3. Monica Moreira Pereira

    Adoro esse entrelaçar do Codex , sim ,precisamos do silencio para encontrar nossas verdades , a agitação do meu trabalho na semana ,sem tempo para meditar ,fazer o EC , nos acorda no sábado ,eu e meu esposo ,estressados ,enjoados e olhamos um para o outro e pensamos , faltou algo ..faltou o EC . Precisamos do essencial sempre , nossa paz mental.
    Thanks Zê.

    1. zeneide

      Legal Monica!! quando percebemos o que faltou em nossa semana, é um bom sinal de que já nos conhecemos e sabemos o que nos faz bem.. gratidão por seus comentários.