Conceito de Saúde

perdaoTodos os transtornos que o nosso planeta vem sofrendo ao longo das últimas décadas em consequência das transgressões causadas pelo homem com o desmatamento, o uso indiscriminado de agrotóxicos, a poluição do ar e das águas por produtos químicos e detritos, a destruição de leitos de rios para construção de grandes barragens e tantos outros ataques que poderíamos citar, propiciaram a formação de uma consciência ecológica que despertou uma mobilização para se preservar a vida, em todas as suas possibilidades.

Se, por um lado esta atitude é altamente benéfica e apropriada, por outro lado ela também ocasionou um desvario pela busca de produtos, equipamentos e matérias que forneçam indicações para obter-se uma vida mais saudável.

Justamente por esse motivo é que somos bombardeados constantemente por um incontável número de receitas e indicações, veiculadas incansavelmente em todas as mídias. Muitas delas têm o aval da ciência e resultaram de longos anos de pesquisa; outras são herdadas das culturas ancestrais, foram utilizadas através dos tempos e comprovadas por muitas gerações; outras são frutos dos apelos da moda e de métodos nem sempre bem conhecidos. Entretanto constata-se que todas prometem nos proporcionar uma melhoria em rendimento, em longevidade, em vitalidade e juventude, como se isso fosse uma meta a ser perseguida e mantida indefinivelmente.

O termo “vida saudável” está diretamente ligado ao conceito de saúde e, segundo a definição utilizada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

Essa definição de saúde, por parte da OMS, tem sido defendida por uns e criticada por outros, sempre segundo os interesses envolvidos, seja pela indústria de produtos relacionados, seja pelo sistema de saúde, pelos governos e demais implicados em ganhos ou conveniências.

Outra definição, também dada pela OMS: “À medida que um indivíduo ou grupo é capaz, por um lado, de realizar aspirações e satisfazer necessidades e, por outro, de lidar com o meio ambiente”, vem nos mostrar que saúde não é um objetivo a ser alcançado, mas um recurso que dispomos para a vida diária.

Isto nos leva a pensar na grandeza do CODEX e na importância das informações sobre o Alinhamento dos nossos Terceiro e Quarto Corpos, respectivamente, a Matriz Biológica Perfeita e o Corpo Emocional, onde se encontram as memórias desta existência.

As capacidades físicas, assim como os recursos pessoais e sociais é que determinam a vida saudável. Para tanto, não apenas é necessário cuidar daquilo que vem do meio externo para o nosso organismo, na forma do que ingerimos, usamos, vestimos, mas sobre tudo e, especialmente, daquilo que já possuímos e exteriorizamos através de ações, palavras e pensamentos.

Que tal, antes de desperdiçar tempo, dinheiro e intelecto em fórmulas, receitas, objetos e equipamentos, que muitas vezes se transformam em apetrechos desnecessários, pensar na possibilidade de gastar esses recursos no estudo mais aprofundado das Leis do CODEX e no aprimoramento do exercício da Correção e do Alinhamento dos nossos corpos energéticos?

O Universo nos fornece todas as possibilidades para que possamos desfrutar com plenitude das capacidades que nos foram entregues. Compete a nós a habilidade no uso das informações que nos chegam e a persistência no trabalho de manutenção da nossa saúde (física, mental e social) e da saúde do planeta que nos abriga nesta existência.

Seja Luz!

5 Comments
  1. Geralmente a solução está em nós… mas a buscamos fora.. gratidão por nos relembrar o quanto é importante o estudo e as práticas do Exercício do espaço do coração, do alinhamento e do Codex todos os dias.

  2. As ferramentas nos foram dadas é só usarmos no cotidiano de nossas vidas. Beijos Iara, gratidão!

  3. Reply
    Marinalva Fernandes 19/04/2014 at 9:09 AM

    Compreender que tudo está interligados e precisamos buscar satisfações reais e benéfica, se afastar das ilusões temporárias que nos é oferecido. Qualidade de vida inicia de dentro pra fora então vamos lá. Gratidão, Amor e Luz!!!!!

  4. A doença sempre nos remete à saúde ao nosso estado são. Leonardo Boff diz que toda cura deve reintegrar as dimensões da vida sã no nível pessoal, social e no fundamental que diz respeito ao sentido supremo do universo. Acho isso perfeito. Por isso o primeiro passo consciente em qualquer processo de cura/correção correção é reforçar a dimensão saúde para que ela cure/corrija a dimensão que esqueceu a perfeição.

    “Ser saudável significa realizar um sentido de vida que englobe a saúde a doença e a morte.” Porque somo finitos.
    L. Boff

  5. Reply
    Claudia Regina Sampaio 20/04/2014 at 11:47 AM

    Iara, assisti a um filme muito denso em reflexões sobre sentimentos desafiadores, sexualidade (patologias) e suas implicações devastadoras sobre o organismo, que destruíram as personagens tb no nível familiar e social. Pensei sobre os efeitos dos alinhamentos energéticos (terceiro e quarto corpos) em situações dramáticas e cruéis como as expostas no enredo. Por sincronicidade, você escreveu este belo Artigo. Gratidão _/_As ferrramentas estão aqui ♥

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade