Carpe Diem!

Texto: Iara Bichara | Ilustração: Gisele Caldas

Ilustração: Gisele CaldasSe apenas um ciclo planetário tem aproximadamente 13.000 anos, o que significa para o Universo um período de 100 anos?

Avaliando que a média de vida ainda está bem abaixo desse número, comprovamos que em uma existência, por mais que nos esforcemos, ficaremos sempre com um saldo muito grande de experiências a realizar.

Porém, quando constatamos que desperdiçamos muito tempo, por pura falta de disciplina, nos damos conta de que jogamos fora uma grande parte da nossa vida, que poderia ter sido aproveitada, tanto em nosso benefício, quanto das demais individualizações que nos cercam.

Sem julgamentos ou justificações, e tampouco sem culpa, sempre é hora de reconsiderar a rota e tomar novo rumo.

Existem seres que possuem um direcionamento próprio e, desde muito pequenos, se adequam às circunstâncias com benevolência, maleabilidade e aceitação. Chegam a este planeta já determinados a executarem suas funções com propriedade e excelência. Eles mostram essa tendência logo na mais tenra idade e comprovam essa habilidade no decorrer dos anos – ou período de duração de sua existência – independentemente do reino a que estejam submetidos.

Outras individualizações, entretanto, apesar de carregarem a mesma bagagem de possibilidades, insistem em questionar suas aptidões e se perdem em um mar de interrogações e dúvidas, retardando o curso normal de seu crescimento e desenvolvimento na experimentação de novas vivências.

Somos eternos discípulos, que em seu significado original quer dizer “aqueles que seguem”. E a palavra disciplina, etimologicamente, tem esta mesma origem. Por derivação, disciplina também designa qualquer área de conhecimento estudada.

Portanto, ter disciplina, mais do determinar um método, significa:

  • continuar seguindo, caminhar, prosseguir, dar continuidade;
  • criar um hábito interno e exercitar o autodomínio;
  • utilizar o livre arbítrio – a sua escolha – no sentido de superar os entraves que se apresentam no dia a dia, mantendo uma rotina de trabalho e de aperfeiçoamento.

Em qualquer área podemos aplicar esse mesmo conceito.

Tanto no campo do estudo, quanto no trabalho, na atuação em um grupo, em uma comunidade, no âmbito familiar, no trato social ou sentimental, o exercício é sempre o mesmo: cultivar, tratar, cuidar, manter, que só se sustentam com o prosseguimento e a continuidade que são consequências da disciplina.

Palco de nossa atual existência, o planeta Terra nos oferece todos os exemplos da disciplina que atua em seu equilíbrio e os transtornos que surgem quando essa regra é quebrada.

O período que, nós humanos, aqui passamos é muito curto e precisa ser vivido em sua plenitude, não como uma tarefa que requer esforço, mas como um caminhar constante e seguro que requer atenção e dedicação para que atinjamos o conhecimento e a consciência de todas as possibilidades que estão à nossa disposição no Universo.

Carpe Diem, expressão latina que se traduz por colha o dia ou aproveite o momento, é um pedido, quase uma súplica, para que não gastemos o nosso tempo em vão.

Mesmo com passagens efêmeras, que sejamos como os vagalumes, que espalham suas luzes pelas noites mais escuras, ou como as borboletas que inundam de cores os dias nublados.

Luz é energia, energia é informação, informação é crescimento e crescimento fecha o ciclo retornando à luz!

Seja Luz!

10 Comments
  1. Um longo suspiro agora… simplesmente lindo!!! “Luz é energia, energia é informação, informação é crescimento e crescimento fecha o ciclo retornando à luz! Carpe Diem!! Colha o dia ou aproveite o momento.. Seja Luz.. Adorei, Iara Gratidão

  2. Perfeito Iara! Maravilhosa percepção e clareza! Faço coro com a Zeneide, Carpe Diem!

  3. Reply
    Claudia Sampaio 26/06/2014 at 1:11 PM

    Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ “Existem seres que possuem um direcionamento próprio e, desde muito pequenos, se adequam às circunstâncias com benevolência, maleabilidade e aceitação. Chegam a este planeta já determinados a executarem suas funções com propriedade e excelência. Eles mostram essa tendência logo na mais tenra idade e comprovam essa habilidade no decorrer dos anos – ou período de duração de sua existência – independentemente do reino a que estejam submetidos.” – Sabem que assim por acaso rs, conheço dois seres exatamente assim? Gratidão por serem exemplos pra mim, Queridas: Gisele e Iara Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

  4. Reply
    Renilda G M Freitas 26/06/2014 at 10:52 PM

    Gratidão Iara . Sempre é bom lembrar . Disciplina . Sem ela não se constrói nada . Sem disciplina não evoluímos .

  5. Reply
    Gustavo Andriewiski 26/06/2014 at 11:49 PM

    Sempre iluminadamente claros seus artigos! Beijo de luz, Iara!

  6. Grata ! Deliciosa e estimulante sua forma de comunicar e nos tocar. Gostei muito. Amor e Luz, a voce generosa-Iara.

  7. Sempre que leio seus textos, imagino e ouço vc os lendo! ☺

  8. Cada dia ,um novo dia , realizar , terminar o que começamos e reiniciar o que está ao nosso alcance ,são tantas tarefas e a disciplina nos ajuda em tudo. Lindo e preciso texto .
    Gratidão Iara.

  9. Reply
    Silvânia Maria Nogueira de Lima 05/07/2014 at 12:24 PM

    Viver no aqui agora é viver na vontade de DEUS !!
    Silde Luz

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade