A necessária parada para avaliação e agradecimento

balanço

O mês de Novembro chegou… Estamos quase no final de mais um ano!

E justamente neste ponto da jornada é que começamos a nos questionar e fazer o balanço entre o que pretendíamos no início do ano, com o que realizamos até este momento e o que ainda podemos conseguir fazer, dentro daquilo que traçamos como rota.

Para nos ajudar nessa tarefa de reflexão, ainda temos, logo no início do mês, o feriado de Finados e, independente da crença que se tenha, do conhecimento e sentimento que dediquemos a essa data, nesse dia – especificamente – é impossível deixar de nos lembrar dos entes queridos que nos acompanharam em parte desta nossa existência e que não mais estão fisicamente junto de nós, neste plano e nesta dimensão.

Este é um momento de especial atenção e que deve ser tratado com muito carinho, pois ele nos mostra a grandiosidade dos ciclos, das estações, da renovação, da transformação: a existência em sua plenitude.

No hemisfério norte do nosso planeta, este é o período do final da colheita e da preparação para mais um inverno, que lá é bastante rigoroso. Mesmo com toda tecnologia, os agricultores ainda mantém o hábito de agradecer pelo que plantaram, colheram e irão desfrutar, em víveres ou em bens, no tempo mais frio.

O ato de agradecer é tão grandioso e importante que um país como os Estados Unidos, consagra um feriado de quatro dias para esse fim, que é o “Thanksgiving Day”, ou o Dia de Ação de Graças, comemorado sempre na quarta quinta feira do mês de Novembro de cada ano e que se prolonga até o domingo. Mesmo com um forte apelo comercial, ainda assim ele mantém o hábito das famílias se reunirem, para juntas agradecerem. Oficialmente, esse feriado comemora uma celebração organizada pelos peregrinos que desembarcaram em Plymouth Rock em 1620 e que suportaram um ano de muitas dificuldades. Muitos colonos morreram de doenças e fome. Depois de serem ajudados por membros da tribo Wampanoag, eles desfrutaram de uma colheita abundante e celebraram esse feito, convidando os nativos para a festa da colheita.

Em todas as tradições este é o tempo em que as cerimônias e os rituais se repetem e, embora de formas diversas, elas guardam o mesmo fundamento que é o agradecimento.

O dia de Finados também encerra uma conotação de reverência e respeito. Já no século II, cristãos se reuniam para visitar os túmulos dos mártires e rezar por eles. Para León Denis (filósofo e escritor) foram os druidas que estabeleceram uma data específica para comemoração dos mortos, pois acreditavam na continuação da existência.

Todos os que passaram por nossas vidas deixaram suas sementes em forma de exemplos, cuidados, ensinamentos, carinho… E a melhor maneira de reverenciar aqueles que tanto nos deixaram em informação e, portanto, em energia, é agradecendo e devolvendo a energia recebida, exercitando a Lei da Gratidão.

Antes de mergulharmos na maratona de compromissos e festejos que encerram o ano do calendário, precisamos parar alguns instantes e, depois de fazer a avaliação da nossa jornada, em vez de nos concentrarmos naquilo que gostaríamos de ter feito e ainda não conseguimos, devemos agradecer por tudo o que até agora realizamos, pelo que acumulamos em experiências e pelas possibilidades infinitas que teremos pela frente!

Seja Luz!

3 Comments
  1. Rá… em outras palavras, menos mimimi e mais ação. Gratidão Iara pelo momento de reflexão. bjk

  2. Reply
    Cláudia Sampaio 05/11/2015 at 6:04 PM

    Sim, “devolver a energia recebida” (Codex). Gratidão, Querida Iara Bichara ❤

  3. Plymouth hoje é uma cidade cenográfica , onde atores vivem e encenam a vida igual daquele tempo , fica em New England , Engraçado Iara como tudo correu tão rápido este ano , parece que foi ontem que avaliavamos todas as mudanças do ano e cá estamos de novo , Sim , vamos agradecer tudo de novo que nos aconteceu e ser grato por ter aprendido mais ainda da nossa 5D , estamos cada vez mais próximos de tudo que o Codex nos mostra e nosso dia a dia segue nos mostrando toda a direção a ser tomada com suas leis . E vamos nos sentindo a frente de muitos que ainda não enxergaram o melhor de tudo isso ! Alinhamento , EC e Codex já é uma realidade em muitas mentes . Grata Demais !!!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Unaversidade